Como aumentar a velocidade da internet?

COMO AUMENTAR A VELOCIDADE DA INTERNET

A internet se tornou uma das principais ferramentas de trabalho das empresas, além de estar presente em muitas residências brasileiras. A conectividade Wi-Fi, por exemplo, é um dos meios mais acessados por dispositivos móveis para navegar na rede atualmente.

Obter uma conexão rápida e estável virou uma necessidade. No entanto, ainda é bastante comum encontrar problemas na conexão ou tomar algumas atitudes que acabam prejudicando a sua navegação e acabam passando despercebidas pelos usuários.

Por isso, preparamos algumas dicas simples, mas importantes e que irão auxiliar na melhoria do sinal da sua conexão. Confira abaixo algumas mudanças que podem afetar diretamente na qualidade da sua internet.

TENHA UM BOM ROTEADOR

Há diversos modelos no mercado, com diferentes especificações e recursos, que muitas vezes confundem os consumidores. Se você ainda não sabe, muitas pessoas acabam levando os números em consideração, na hora da compra, e esse pode ser um dos fatores que interferem na sua conectividade.

É importante que você saiba que nem sempre um produto mais avançado será o ideal para a sua conexão, pois, talvez você não consiga utilizar todos os recursos oferecidos pelo aparelho.

Faça pesquisas antes de investir em um roteador, consulte o suporte técnico do seu provedor de internet, ou até mesmo uma assistência técnica de sua confiança. Essa dica é fundamental para que
você tenha um dispositivo que irá atender a todas as suas necessidades, sem desperdiçar seu dinheiro.

Procure sempre por uma marca de confiança no mercado.

 

POSICIONE O ROTEADOR EM UM LOCAL ADEQUADO

Depois de adquirir o roteador ideal, muitas pessoas acabam esquecendo um detalhe importante: o posicionamento do aparelho. É muito comum posicioná-lo pelos cantos da casa ou até mesmo por trás de objetos. O que muitos não sabem é que isso acaba interferindo na qualidade do sinal, portanto, são atitudes nada recomendáveis para quem procura uma boa conexão.

Para obter o melhor sinal, seu roteador deve ser posicionado em um local alto e aberto, com as antenas apontadas para cima, e livre de qualquer obstáculo, como: paredes, portas, telefone sem fio, geladeiras, micro-ondas, e qualquer outro tipo de objeto que interfira na sua conexão. Quanto mais obstáculos, pior será a transmissão do sinal da sua internet.

Dê preferência para centro de sua residência ou de seu escritório. Deste modo, o sinal chegará equilibrado para todos os cômodos do local e garante a cobertura até mesmo em pontos mais distantes.

 

ALTERE O CANAL DA SUA CONEXÃO

Muitas pessoas utilizam o mesmo canal de transmissão de rede sem fio, o que é normal para que haja interferência no sinal, mesmo que você siga os passos acima. Isto é, se os seus vizinhos utilizam
roteadores, eles podem estar utilizando o mesmo canal e interferir na qualidade da sua conexão, fazendo com que o sinal se congestione e perca sua potência. Saiba que há solução para isso.

Estes aparelhos podem operar em diversos canais diferentes e é por isso que você deve ficar atento e procurar um canal com a menor interferência possível. Existem algumas ferramentas perfeitas para encontrar o mais adequado para a sua conexão, como Wi-Fi Analyser , Network Analyzer e Wi-Fi Stumbler .

Para alterar o canal de transmissão do roteador, basta abrir o aplicativo e deixá-lo monitorar sua rede por alguns minutos. Observe quais são os canais mais congestionados, abra seu navegador, digite o endereço do roteador da sua rede Wi-Fi (como exemplo, 192.168.1.1), e tecle enter. Caso não saiba qual é, você pode encontrar esta informação no corpo do aparelho ou em seu manual.

Após abrir o endereço, você entrará no painel de configuração do seu roteador. Procure pela opção de configuração da sua rede sem fio. Busque pela opção de configuração do canal do dispositivo. Selecione ou digite o canal desejado e salve as novas configurações. Pronto! Agora é só utilizar sua internet livre de interferências.

UTILIZE REPETIDORES DE SINAL

Um roteador consegue transmitir um bom sinal até uma certa distância. Portanto, quanto mais longe você ficar do roteador, mais fraca será a transmissão de sinal da sua internet. Esta pode ser uma boa opção para quem possui paredes muito grossas bloqueiam o sinal.

Caso isso aconteça, você poderá utilizar um expansor de sinal para aumentar a cobertura de um determinado ponto do seu local. Isso permitirá que o seu roteador receba um aumento da capacidade
de abrangência da sua rede. Para isso, basta inserir o aparelho no local desejado e aproveitar a melhoria da conexão.

PROTEJA SUA REDE

Outro fator importante para que sua internet perca a estabilidade e tenha uma conectividade mais lenta, é a má proteção da rede. Se você não possui uma senha para a sua conexão, é provável que
alguém esteja roubando o seu sinal, deixando a transmissão de sinal mais lenta sem que você perceba.

Se você já possui uma senha cadastrada, mas não se sente seguro, há algumas ações que podem auxiliar na segurança da sua rede.

A melhor forma de evitar que sua vizinhança tenha acesso indesejado ao seu Wi-Fi é escolher um padrão de segurança avançado, como o padrão WPA localizado nas configurações da rede. Além disso, também é aconselhável que suas senhas contenham letras e números para dificultar o acesso e aumentar a proteção da sua rede.

Você também pode limitar o total acesso ao seu roteador. Desta forma, você escolhe quem pode acessar sua rede. Para isso você deve permitir o endereço MAC da placa de rede desejado. O acesso só será permitido para os endereços MAC liberados.

REINICIE SEU ROTEADOR ESPORADICAMENTE

Muitas vezes o equipamento pode apresentar travamentos devido ao seu aquecimento, mas saiba que isso é totalmente normal. Por isso, uma outra medida que pode auxiliar no aumento de velocidade da sua conexão é reiniciar manualmente o seu roteador com frequência. Se desejar, você também pode mantê-lo desligado quando ninguém estiver usando. Esse tipo de atitude pode melhorar a transmissão do sinal do seu aparelho.

Alguns roteadores possuem uma função que permite que você programe quando ele deve ser reiniciado, sendo uma forma mais prática para facilitar a sua rotina.
Com as dicas acima você tem as informações necessárias para conseguir aproveitar muito mais a sua conexão e ter mais controle do desempenho da sua internet. Caso você precise de ajuda ou possui alguma dúvida, clique aqui para entrar em contato com a nossa equipe de suporte técnico.

 

    Leave Your Comment Here

    WhatsApp Fale conosco Agora!