O QUE É A INTERNET DAS COISAS?

O QUE É A INTERNET DAS COISAS?

Em algum ponto da sua vida você já ouviu o termo por aí, não é mesmo? Pois, quando falamos de internet das coisas, da tradução internet of things , falamos de um fenômeno que se desenvolve
constantemente e transforma a nossa relação com a tecnologia. Ela constrói inúmeras possibilidades e muda completamente a forma como nos relacionamos com as coisas ao nosso redor.

Em uma sociedade cada vez mais “conectada”, a internet passa a ganhar vida fora das telas, para conectar outros itens de nossas rotinas com o mundo. Passa a surgir, então, eletrodomésticos, acessórios, peças de roupas, meios de transportes, e tantos outros itens, com a possibilidade de conexão com a rede ou até mesmo com outros dispositivos. Esta realidade ganha cada vez mais força e atualmente representa a forma como a nossa sociedade vive.

MUDANDO A FORMA COMO INTERAGIMOS

Basicamente, a internet das coisas representa o modo como os objetos se conectam entre si, e se comunicam os seus usuários, por meio de sensores e softwares inteligentes. Estes itens transmitem
dados para uma rede de troca de informações, mudando a forma como interagimos com o mundo.

Qualquer objeto passa a ser, então, um utensílio que, ao conversar com outros objetos, passa a oferecer para a sociedade mais conforto, informação, praticidade, produtividade, monitoramento e outros serviços em tempo real, com o propósito de facilitar o modo como vivemos.

As coisas são, portanto, todos aqueles objetos que passamos a interagir de forma inteligente, que possuem diferentes funções e funcionam por meio da transmissão de dados. Um exemplo bem próximo a nossa realidade são os assistentes virtuais, que trocam dados com outros dispositivos conectados para exercer alguma função útil ao usuário.

Desde sua rotina às sugestões inteligentes que facilitam o seu trabalho sem que ao menos tenham sido solicitadas. Ele conhece a rotina de seu usuário e trabalha continuamente para auxiliá-lo nas tarefas de seu dia a dia. Seu funcionamento não se dá por acaso, mas pela interação e conectividade entre dispositivos inteligentes ao seu redor. Tudo isso compõe o que chamamos hoje de internet das coisas.

COMO SOMOS AFETADOS PELA INTERNET DAS COISAS?

São bilhares de aparelhos inteligentes e eficientes que trocam informações pela rede, conectando mais de 7 bilhões de pessoas pelo mundo inteiro, fazendo com que o mundo físico fique cada vez mais atrelado ao mundo virtual.

Deste modo, contribuem para otimizar o tempo de seus consumidores e economizar recursos naturais. Se somos cada vez mais moldados pela tecnologia, é possível formular vários exemplos de como tudo isso impactará o futuro da nossa sociedade. Cada objeto poderá possuir alguma determinada função para facilitar o cotidiano de seus usuários, e tudo poderá ser controlado por um só dispositivo.

Na última década a tecnologia avançou rapidamente para que desenvolvêssemos um campo de dados transmitidos mundialmente. Hoje, temos diversos objetos físicos com tecnologia embutida, que são capazes de possuir inteligência, influenciar o modo como consumimos informação, e promover o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Certamente este é um fenômeno que deve ser acompanhado de perto, com as inúmeras possibilidades de gerar novas atividades que fomentem a inovação, e que auxiliem na produção de uma rede de compartilhamento cada vez mais atrelada a recursos tecnológicos.

    Leave Your Comment Here

    WhatsApp Fale conosco Agora!